O Blefaroespasmo é conhecido como “tremor nos olhos” ou “tremor nas pálpebras”. Essa situação ocorre geralmente quando há alto nível de estresse, ansiedade ou cansaço. É comum os olhos ou as pálpebras tremerem involuntariamente apenas devido ao cansaço ou ao estresse, entretanto, quando isso ocorre com muita frequência é indicado buscar um profissional da oftalmologia.

Cientificamente o blefaroespasmo essencial ou benigno consiste na contração espasmódica e involuntária dos músculos das pálpebras, especificamente dos músculos orbiculares das pálpebras, podendo esta contração ocorrer de forma unilateral (no olho direito ou no olho esquerdo) ou bilateral (nos dois olhos).

As causas podem também estar relacionadas com um funcionamento anómalo dos núcleos basais que são estruturas cerebrais profundas, envolvidas no controlo dos movimentos oculares e palpebrais.

Podem, ainda, ser apontados como motivos o uso excessivo de computadores ou outros dispositivos eletrônicos, tais como: o telemóvel, tablet, vídeo jogos, televisão etc. O uso ininterrupto de lentes de contacto, uma condução prolongada e a leitura persistente podem também estar na origem do blefaroespasmo.

Na mulher, durante a gravidez ou gestação pode ocorrer blefaroespasmo como indicador da falta de vitamina B e magnésio, devendo neste caso haver um acompanhamento do médico obstetra e, se necessário, prescrição de medicamentos para colmatar essa carência.

No entanto, são muitos os casos de blefaroespasmos onde não existe uma causa definida. Nesta situação, designamo-lo por blefaroespasmo essencial idiopático.