Existem vários testes realizados para avaliação do alinhamento, movimentação dos olhos e qualidade da visão. Dentre eles o mais simples de ser realizado é o teste da oclusão ou conhecido como teste de abertura.

O teste consiste realmente em fazer uma cobertura sobre cada um dos olhos separadamente e assim identificar falhas na binocularidade, ou seja, a capacidade de estímulos visuais com os dois olhos.

Em crianças quando realizado o teste é possível diagnosticar o estrabismo, quando feito em jovens e adultos podem ser identificados a qualidade da visão.

O teste é bem simples. Basta alternar a oclusão, tampando um dos olhos enquanto se deixa o outro livre por três segundos, é interessante fixar em algo para olhar que esteja a uns 4 ou 5 m de você. Esse movimento deve ser feito alternadamente várias vezes, alternando também a fixação em algo, entre perto e longe.

Neste processo é preciso observar a velocidade e a regularidade da recuperação dos olhos, enquanto eles voltam em seu estado normal.

Quando a diferença existe e é percebida, um oftalmologista deve sempre ser procurado sem demora. Várias são as doenças que podem se manifestar assim.