A Retinopatia Diabética é uma doença que afeta o fundo dos olhos e hoje é uma das três causas de cegueira mais importantes no mundo. É uma situação em que o paciente tem a Diabetes mal controlada durante vários anos. Essa alteração metabólica resulta em alterações vasculares e as alterações vasculares levam ao processo da Retinopatia Diabética.

Trata-se de uma doença metabólica com acometimento dos vasos, ou seja, acometimento vascular. A Retinopatia Diabética é silenciosa e na maioria dos casos não dá sintomas até uma certa gravidade. E, muitas vezes, esse ponto de gravidade pode tardio para se iniciar um tratamento e recuperar a visão.

Quando há os sintomas, os pacientes sentem pequenas flutuações da visão com variações glicêmicas, que é quando o paciente tem uma hiperglicemia ou uma hipoglicemia, tem sintomas mais agudos.

É MUITO IMPORTANTE que os pacientes que têm o Diabetes acompanhem o fundo de olho a cada ano e levem a glicemia de um patamar relativamente aceitável. Existe um número que reflete o controle metabólico da Diabetes, que se chama hemoglobina glicada. Essa hemoglobina glicada deve estar abaixo de 7. Seria, mais ou menos, uma média de glicemia abaixo de 160 mg/dL. Isso seria muito importante o paciente manter.