Você sabe o que é catarata e glaucoma? Iremos explicar neste texto.

A catarata é uma doença caracterizada pela perda progressiva da transparência do cristalino, que nada mais é do que a lente natural do olho. Os principais sintomas são: visão turva, diminuição da visão noturna e fotofobia, que é sensibilidade à luz. E com a idade, a catarata se instala de forma lenta e progressiva, o que acaba afetando e comprometendo a visão.

Já o glaucoma é uma doença grave que surge pelo aumento da pressão intraocular, e, a consequência disso é a perda da visão. Os sintomas mais frequentes são estocomas, que são manchas escuras no campo visual periférico, olhos vermelhos, lacrimejantes, fotofobia, dor nos olhos e também dor de cabeça. É como se a pessoa enxergasse através de um túnel e a visão torna-se limitada.

Mas é possível realizar uma cirurgia para ambas as doenças?

A resposta é sim! Aqui, trata-se de duas doenças oculares muito sérias e que estão entre as principais causas de cegueira do mundo. Quando estão associadas, tratar a catarata já se torna também um tratamento para o glaucoma. Isso porque a única alteração no procedimento cirúrgico é quanto às medicações e colírios específicos para cada doença. Quem avaliará qual o mais indicado será o médico oftalmologista.

Quando é realizada a cirurgia de catarata, o cristalino espesso e que impede o paciente de enxergar é retirado e reduz consequentemente, a pressão ocular que é uma das características do glaucoma. Após isso, a pressão ocular é reequilibrada. Caso não resolva totalmente o problema, ainda é possível contornar os resquícios de glaucoma com colírios específicos que ajudarão no tratamento.

O tratamento de catarata envolve procedimento cirúrgico, já na maioria das vezes o glaucoma é resolvido apenas com tratamento medicamentoso.

Para entender e descobrir o melhor tratamento e se há ou não a necessidade de cirurgia, consulte o seu médico oftalmologista de confiança.