Os nossos olhos possuem em sua superfície, a lubrificação natural, formada por uma camada lacrimal contendo água, muco e também óleo. O que muitas vezes pode acontecer é que o filme lacrimal não cumpra com seu papel de lubrificar todo o olho, onde chamamos de “Olho Seco”.

Apesar de ocorrer em qualquer idade, essa condição pode ser mais comum em mulheres acima dos 40 anos e pode ter causas secundárias a doenças do corpo como: doenças reumatológicas, tireoide ou transplante de medula óssea. O ambiente que a pessoa convive, alimentação, doenças como artrite reumatoide, tratamento com quimioterapia, tireoide e uso de alguns medicamentos como antidepressivos, além do estresse são fatores que podem causar olho seco, porém não há um motivo específico e comprovado.

Os sintomas mais comuns são:

 Desconforto nos olhos
 Olho vermelho
 Sensibilidade à luz
 Coceira ou dor leve
 Aumento do muco ocular (remela)
 Lacrimejamento também pode ocorrer, sendo uma reação dos olhos tentando melhorar a lubrificação, gerando confusão no paciente que não reconhece o sintomas.

Para diagnosticar o problema, são usados colírios especiais e em alguns casos são utilizados métodos que indicam a quantidade de lágrima que está sendo produzida, conhecido como teste de Schirmer.

O tratamento depende da gravidade e da causa. Muitas vezes é solucionado o problema com colírios lubrificantes que repõem a lágrima e alivia os sintomas. Se o caso for mais grave, é necessário tratar com o médico oftalmologista que irá tampar a via de drenagem da lágrima e manterá a água na superfície do olho. São raros os casos em que é preciso realizar cirurgia devido à gravidade do problema.

Se você sentir algum incômodo, procure seu médico oftalmologista de confiança e realize o exame.