Você sabia que a dor nos olhos é uma expressão genérica que descreve qualquer desconforto nos olhos? Então, aqui listo algumas causas comuns de dor nos olhos.

• Olhos secos
Os olhos ficam ressecados por diversos motivos que alteram a qualidade da lágrima, responsável por lubrificar o globo ocular. Esse problema causa sensação de agulhadas e queimação, especialmente em ambientes com ar condicionado, ao andar de bicicleta ou após ficar algumas horas olhando para a tela do computador.
Neste caso é recomendado colírios à base de lágrimas artificiais para ajudar na lubrificação do globo ocular. Colírios que diminuem a vermelhidão pode ser usado, porém não tratam a causa. Além disso, se usados indiscriminadamente e sem orientação do oftalmologista podem mascarar outros problemas da visão e atrasar o diagnóstico de algum problema mais grave.

• Uso errado de lentes de contato
O uso inadequado de lentes de contato pode causar inflamações e infecções nos olhos que levam à dor, vermelhidão e coceira, além de problemas mais graves como úlceras ou ceratite.
Neste caso é recomendado utilizar as lentes seguindo as recomendações de higiene, de tempo máximo de uso e o prazo de validade do produto. Veja aqui como usar da forma correta.

• Uso excessivo de celular e outras telas
Quem passa muito tempo fazendo uso do celular, pode sentir ardência nos olhos e perceber uma vermelhidão na região. Isso tudo por conta do cansaço ocular gerado pelo excesso de contato com as telas luminosas e com os seus conteúdos.

• Glaucoma
O glaucoma é uma doença multifatorial, porém, o principal fator de risco é o aumento da pressão no globo ocular, que leva a danos no nervo óptico e diminuição progressiva da visão, caso não diagnosticado e tratado precocemente. Como doença de evolução lenta e progressiva, em mais de 95% dos casos não há sintomas e nem sinais da doença até que apareça diminuição da visão. Nesse momento a pessoa já apresenta uma doença extremamente avançada. Por isso, a consulta rotineira ao oftalmologista é essencial à saúde dos olhos. Saiba mais sobre o glaucoma.

Junto com a dor nos olhos, podem haver outros sintomas mais específicos que ajudem a identificar a causa, como:

• Dor ao movimentar os olhos: pode ser sinal de cisco no olho ou cansaço da vista;
  • Dor atrás dos olhos: pode ser dengue, sinusite, neurite;
  • Dor no olho e dor de cabeça: pode indicar problemas de visão ou gripe;
  • Dor e vermelhidão: é um sintoma de inflamação no olho, como conjuntivite;
  • Dor ao piscar: pode ser sintoma de terçol ou de cisco no olho;
  • Dor no olho e na testa: surge frequentemente em casos de enxaqueca.

Esses sintomas podem surgir tanto no olho esquerdo, quanto no direito, podendo atingir também os dois olhos de uma vez. E QUANDO IR AO MÉDICO? Deve-se procurar ajuda médica quando a dor nos olhos é intensa ou dura mais de 2 dias, quando se tem diminuição da visão, doenças autoimunes ou artrite reumatoide, ou quando além de dor, também aparecem sintomas de vermelhidão, lacrimejamento, sensação de pressão nos olhos e inchaço.