A anisometropia caracteriza-se como um erro refrativo que pode ser diferente entre os olhos, onde há uma diferença de graus, normalmente sendo mais de quatro graus. Essa condição em pacientes que possuem a hipermetropia, pode também prejudicar a visão binocular, onde ambos os olhos são usados em conjunto para enxergar. E somente é possível se a retina recebe imagens iguais de ambos os olhos, sendo assim, possível juntá-las em uma só.

Se o grau de cada olho for muito diferente um do outro, as imagens recebidas por nosso cérebro também serão diferentes. Também não é possível que essas mesmas imagens sejam juntadas em uma só, pois, neste caso, não conseguimos te uma visão binocular, mas sim a monocular.

À medida que o grau da anisometropia aumenta, havia a piora na visão binocular dos pacientes com hipermetropia. Para isso, o principal sintoma é perceber a falta de nitidez ao usar os dois olhos juntos.

Tipos de anisometropia

Existes três tipos de anisometropia. São Eles:

Anisometropia simples – quando um olho apresenta visão normal e o outro apresenta algum problema de visão como miopia ou hipermetropia)

Anisometropia composta – quando os dois olhos possuem o mesmo problema de visão (que pode ser miopia ou hipermetropia), mas existe uma grande diferença de graus entre eles

Anisometropia mista – quando cada um dos olhos apresenta um problema de visão diferente. Exemplo: Um olho tem miopia e outro olho tem hipermetropia.

Tratamentos para a anisometropia

Óculos de grau

Para os casos onde o paciente tem uma diferença de grau baixa de um olho para o outro, é possível tratar a anisometropia usando apenas óculos de grau. Para casos em que a dioptria é de mais de 4 graus, dois tipos de tratamento podem ser recomendados, de acordo com a gravidade: lentes de contato ou cirurgia refrativa.

Lente de Contato

Para casos graves da anisometropia, as lentes de contato são mais indicadas e eficazes no tratamento da anisometropia. Como as lentes de contato ficam em contato direto com os olhos, elas são capazes de introduzirem máximo poder no sistema lente-ar-olho, tendo maiores chances de neutralizar as diferenças de grau entre os olhos.

Lente Intra-Ocular

Outra opção de tratamento é o implante da lente intra-ocular, que se dá por meio de procedimento cirúrgico.

Cirurgia Refrativa

A cirurgia refrativa é um procedimento a laser que modela o formato da curvatura da córnea corrigindo ir os erros refrativos mais comuns que são a miopia e a hipermetropia.

Por isso, é de extrema importância sempre consultar o médico oftalmologista. Só ele pode indicar o tratamento mais adequado, de acordo com as condições e com a sua idade.