Esfregar os olhos pode parecer algo muito simples, mas desde que passamos a viver com a Covid-19, há o alerta: não coloque as mãos nos olhos. Entretanto esse alerta sempre foi frisado por profissionais da oftalmologia, isto porque o ato de coçar/esfregar os olhos traz muitos riscos à visão.

Eu, Dr. Leandro Veroneis, sempre falo: sentir muita coceira, incomodo nos olhos já é um sinal de que é hora de procurar seu médico oftalmologista. Uma consulta pode detectar o motivo do incomodo, bem como a forma mais eficaz de tratar seja qual for o problema. Essa doença pode ser facilmente desencadeada com o ato frequente de coçar os olhos.

Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 20% dos transplantes de córnea realizados no Brasil são decorrentes da ceratocone. Quando coçamos os olhos quebramos estruturas importantes da córnea e por isso ela fica mais mole, afina e se curva.

Mas, há outros agravamentos que se tornam possível ao esfregar os olhos:

Deslocamento da retina
O descolamento da retina é uma consequência de longo prazo de coçar excessivamente os olhos. A retina é uma membrana fundamental que reveste a parte interna do olho humano. Uma vez deslocada, a qualidade visual do paciente ficará bastante comprometida.

Doenças pandêmicas
Além das doenças comuns causadas por microrganismos patológicos como gripes e conjuntivites, a maioria das doenças pandêmicas são causadas por vírus altamente contagiosos que podem ser transmitidos quando em contatos com os olhos. Como exemplo podemos citar a recente pandemia de coronavírus (Covid-19).