Esses dois assuntos são rodeados de mitos, verdades e alguns comentários de crença popular que chegam até os oftalmologistas. Isso ocorre pela confusão entre as doenças e a falta de procura por informações verdadeiras, mas hoje vamos esclarecer algumas questões para melhor entendimento entre ambos os casos.

Afinal, o que é miopia? Ela se dá quando o globo ocular é muito comprido, ou a córnea é muito curva, e os raios de luz focalizam antes da retina. Neste caso, os objetos a distância perdem a nitidez.

Por sua vez, o astigmatismo, o astigmatismo é um problema que advém de uma córnea que possui um formato irregular. Em vez de ter um formato arredondado, ele se apresenta de outra forma, conferindo um erro refrativo, distorcendo a luz que entra nos olhos e como resultado disso as imagens são desfocadas.

Agora que sabemos o que ocorre nos dois casos, podemos citar alguns mitos e verdades. Geralmente estas dúvidas se relacionam com a cirurgia, óculos e desenvolvimento das doenças.


A miopia/astigmatismo pode voltar depois da cirurgia a laser?

Verdade. A doença pode voltar a qualquer momento, mesmo depois de realizada a cirurgia a laser. Ela pode progredir independentemente se a cirurgia tivesse sido feita ou não, dessa forma, é fundamental contar com um acompanhamento médico para saber o momento correto de fazer a cirurgia, assim como o procedimento mais recomendado, além de manter uma rotina de consultas depois que o procedimento é feito. Apesar de ser uma verdade, essa questão pode variar muito de pessoa para pessoa e nem em todos os casos a doença volta aparecer.

Usar lentes de contato faz com que a doença não se desenvolva?

Mito. O uso das lentes de contato permite que os pacientes míopes tenham uma qualidade de vida melhor, porém, lentes não funcionam como tratamento da doença. As pessoas costumam acreditar que está pode ser uma solução porque a utilização das lentes é recomendada no mesmo período em que o grau se estabiliza. Essa é apenas uma coincidência que ocorre.

Não utilizar óculos agrava a doença?

Mito. Por ser uma doença progressiva, a miopia sofre um processo de evolução até ser estabilizada, o que não depende de nenhuma interferência dos óculos. O que acontece é que a falta deles pode gerar bastante incômodo ao ler, provocando vermelhidão, ardência nos olhos e dor de cabeça.

Ler dentro do veículo em movimento descola a retina

Mito. Ler no ônibus ou no carro pode causar mal-estar, tontura, náuseas ou dor de cabeça e talvez você já tenha sentido isso. Essas sensações acontecem pelo esforço em manter a concentração com o movimento, mas de forma algum este fator pode causar descolamento de retina.

Crianças não precisam ir ao oftalmologista

Mito! Não existe idade correta para procurar ajuda de um oftalmologista. Existem, inclusive, exames específicos que podem ser feitos em bebês. Pelo contrário, recomenda-se que toda criança maior de um ano seja levada a um médico especialista para fazer um checkup completo da sua visão.

Óculos de grau precisam ser checados rotineiramente

Verdade! As lentes dos óculos não têm uma validade determinada, porém é recomendado que se faça exames periódicos para que o grau seja acertado e a lente adequada para a necessidade. A manutenção da saúde dos seus olhos é feita com oftalmologista e a falta dela pode gerar incômodos.