Não precisa limitar a sua vida só porque recebeu o diagnostico de glaucoma. É possível manter o tratamento como prescrito e ter liberdade para executar suas tarefas normalmente.

Se não tratado corretamente, o glaucoma pode levar á cegueira irreversível. Por isso, além do diagnóstico precoce, é importante observar alguns cuidados diários. Fique atento:

Estresse
Quando a pessoa tem níveis elevados de estresse, ocorre a dilatação da pupila, o que desencadeia um mecanismo denominado bloqueio pupilar, fazendo com que ocorra o aumento da pressão intraocular. O indivíduo que possui a doença deve controlar o seu nível de estresse, já que as crises podem causar algum dano no nervo óptico, e até mesmo a perda de visão.

Falta de atividade física
O exercício físico ajuda a melhorar a aptidão cardiovascular porque favorece a irrigação sanguínea do nervo óptico, diminuindo a produção do humor aquoso e ajuda na drenagem do líquido. A recomendação é praticar atividades físicas regularmente, no mínimo, três vezes por semana.

Uso indevido de colírios
Uma das formas de tratamento mais comum do Glaucoma é o uso de colírios, mas muitas vezes o paciente não segue à risca as recomendações médicas e isso atrapalha o tratamento, e, muitas vezes acaba não surtindo efeito sobre a doença.

Ingestão exagerado de líquidos
A ingestão de líquidos sem pausa para respirar pode resultar em uma produção de humor aquoso rapidamente, porém o líquido produzido é drenado lentamente. Essa drenagem lenta pode causar o aumento da pressão intraocular.