A degeneração macular é uma doença que afeta as pessoas que já chegaram ao envelhecimento, sendo essa uma das suas principais causas. Pode acontecer com jovens e adultos, mas isso é bem raro.

A macula é uma pequena parte da retina, que possui grande importância na visão. É formada por milhões de células sensíveis a luz, responsável pela visão detalhada e nítida que permite ver objetos no nosso campo visual, como a leitura, reconhecimento de rostos e identificação de cores, entre muitos outros.

Na degeneração macular, a mácula se encontra danificada e é afetado o campo visual, as imagens ficam desfocadas, distorcidas ou escuras. A Degeneração macular relacionada à idade (DMRI), consequência do envelhecimento superior a 60 anos.

Em algumas pessoas a doença progride muito lentamente e a perda de visão não é perceptível durante muito tempo. Em outros casos ela pode avançar rapidamente, podendo levar a perda de visão de um ou dos dois olhos. Ou somente acometer a perda de visão central.

Essa perda pode afetar a realização de atividades simples, como ler, escrever, enxergar pessoas e objetos com nitidez.

Nem sempre há sintomas a serem identificados, e por isso é importante realizar exames indicados pelo oftalmologista como o teste de acuidade visual, exame de fundo ocular, angiografia, Tomografia de coerência ótica, entre outros.

A DMRI é uma doença global sem cura efetiva e que está ficando cada vez mais presente em nosso meio com o envelhecimento. É por isso que deve-se sempre fazer a consultas em dia.