A miopia, é um erro de refração que faz com que a pessoa enxergue mal para longe, e tenha a visão de perto melhor. Por isso que as crianças pequenas não têm queixas visuais, pois a maior parte do tempo ele só utilizam a visão de perto. Para adultos e crianças que já conversam, o embaçamento visual de longe já é um problema e por isso recorrem ao oftalmologista.

Consideramos que existem três classificações de miopia, neste caso a baixa uma miopia entre 0,25 e 2 graus. A miopia moderada fica entre 2 e 6 graus, e a miopia alta, acima de 6 graus.

O que acontece é que dentro da alta miopia, existe uma subclassificação que é a miopia degenerativa.

Essa é uma condição em que a miopia degenerativa não pode ser corrigida com os óculos. Mesmo o médico atribuindo o grau completo nos óculos ou lentes de contato o paciente não consegue atingir os 100% de visão.

Isso ocorre por conta de um alongamento incomum da retina gerado pela miopia, que causa um dano às células fotorreceptoras e perda da sua capacidade.

Para trazer melhor qualidade de vida para estes pacientes é importante fazer os exames de rotina para que o especialista possa buscar sinais iniciais dessas e de outras doenças. Isso é importante para garantir que o paciente não perca a visão total.