Mamães e papais, a causa mais comum para o olho do seu filho estar sempre vermelho é a conjuntivite viral que, normalmente ocorre devido a um adenovírus.

As alterações mais frequentes quando estamos perante uma criança com o(s) olho(s) vermelho(s) são as inflamações da conjuntiva ou conjuntivites e as inflamações da córnea (queratites), para além de infecções associadas a obstrução congénita do canal nasolacrimal (dacriocistites) frequentes no recém-nascido. No entanto, a história da doença e a idade de aparecimento são importantes para o diagnóstico.

Fatores de risco
A história da doença, a forma de aparecimento, o agente implicado e a idade constituem os principais fatores de risco do olho vermelho na criança.

Sintomas como dor, fotofobia (desconforto com a presença de luz), sensação de picadelas, lacrimejo e secreções oculares são queixas muitas vezes associadas ao olho vermelho. A dor é uma sensação muito subjetiva. No entanto, quando uma criança se queixa de dor ocular as três causas mais prováveis são a presença de um corpo estranho, uma contusão direta (traumatismo) ou uma úlcera da córnea, sendo essa a estrutura do olho que provoca dor quando está alterada.

O aparecimento de forma aguda ou sub-aguda do olho vermelho na criança, acompanhado com secreção aquosa ou mucoide, edema ocular e dor variável, são elementos importantes para o diagnóstico.

Outras afecções oculares e intraoculares podem levar a uma inflamação secundária da conjuntiva e, assim, ao aparecimento do olho vermelho na criança.

A observação por um oftalmologista é, na maioria dos casos, importante para orientação do tratamento.