A cirurgia refrativa a laser ajusta o grau do paciente, melhorando a capacidade de enxergar. Os tipos de cirurgia refrativas mais comuns são a LASIK e PRK, ambas as técnicas consideradas uma cirurgia tranquila.

Mas é fundamental que o paciente tenha conhecimento e compreenda como funciona o pré e o pós-operatório do procedimento cirúrgico.

Pré-operatório
No pré-operatório é indicado que inicialmente o paciente suspenda o uso das lentes de contato.

No dia que antecede o procedimento cirúrgico, é recomendado evitar o uso de maquiagem. O paciente não precisa fazer jejum, no entanto, não deve ingerir bebidas alcoólicas.

Os procedimentos de higienização serão recomendados por cada oftalmologista de acordo com a sua abordagem.

Pós-operatório
Após a cirurgia refrativa feita, é comum sentir um leve incômodo e alguns desconfortos, geralmente sentido mais quando a técnica escolhida é a PRK. Já na cirurgia refrativa LASIK, o desconforto é considerado mínimo.

Geralmente, o tempo médio para que os pacientes voltem a ter a visão totalmente estável e conforto é de 5 a 7. Porém, após a cirurgia o paciente já enxerga, mas ainda precisa de cuidados especiais.

A recuperação é muito rápida, sendo que dirigir, fazer atividades físicas, frequentar piscinas, podem voltar a serem feitas em 1 a 4 semanas.

Após essas informações podemos observar que a cirurgia refrativa é relativamente simples, e não é necessário medo de realiza-la já que as técnicas são avançadas e a tecnologia permite resultados de qualidade.