Doenças oculares na terceira idade

Alongamento de cílios e extensão podem trazer riscos à saúde
Muitas mulheres sonham com os cílios impecáveis, querem eles prontos todos os dias e em todos os momentos. E uma opção, bastante em alta nos últimos tempos é o alongamento e extensão de cílios. No entanto, esse procedimento traz sérios riscos para a saúde ocular.

Alongamento de cílios

As técnicas utilizadas consistem na fixação de fios sintéticos sobre os fios naturais ou no uso de substância que estimula o crescimento dos cílios. De forma geral, no alongamento sintético, os fios são colados um a um sobre o fio natural com um produto específico. O efeito pode durar até uns 2 meses e requer manutenção.

Já a aplicação da substância estimulantes que prometem o crescimento dos fios naturais é feita por meio do uso contínuo de colírios como os que utilizados para o tratamento de glaucoma. Esse colírio tem como efeito colateral o aumento de pelos na região.

Função dos cílios

A função dos cílios vai muito além da estética. Os pelos localizados na borda externa da pálpebra exercem função de proteção ao globo ocular. Eles servem como barreira física para bloquear a passagem de microrganismos e partículas desconhecidas que oferecem riscos.

O risco que o alongamento de cílios oferece

Os riscos trazidos por este procedimento podem ser leves ou mais graves. Veja alguns riscos listados que podem acontecer:

Alongamento de cílios feito através da colagem
• Ardência nos olhos
• Inflamação da base dos cílios;
• Conjuntivite alérgica;
• Coceira;
• Ardência;
• Olhos vermelhos;
• Blefarite;
• Terçol.

Em grande parte desses riscos um dos vilões é a cola utilizada que pode não ser de qualidade. Para evitar problemas, é importante que a pessoa escolha bem onde vai realizar o procedimento estético e escolha bem o profissional que vai aplicar. Deve ser com a utilização de material de qualidade e respeitando os cuidados de segurança e higiene, e estar ainda ciente de que os efeitos podem ocorrer da mesma forma. Em casos de efeitos colaterais do procedimento ou algum problema decorrente procure o seu oftalmologista.