Se engana quem acredita que o uso dos óculos de sol para as crianças é um item dispensável. Assim como os adultos, a visão das crianças também merece cuidados especiais, além de que usar óculos é hábito saudável que deve ser levado para a vida inteira.

As crianças possuem mais sensibilidade ao sol, principalmente as menores de 10 anos de idade que sofrem mais riscos devido aos raios ultravioletas. Contudo, até os 10 anos de idade a lente do olho das crianças são claras, permitindo uma porção maior de penetração solar e maior sensibilidade aos raios UVA e UVB. Conforme, envelhecem a lente acaba ficando mais opaca, proporcionando assim melhor proteção.

Um problema que ocorre com as crianças que não utilizam óculos ao ficar no sol é a exposição da retina aos raios, que se relaciona com diversas doenças. Por isso que o quanto antes a criança tomar essa precaução, melhor. Entre elas estão a catarata e a degeneração macular, que podem causar perda de visão.

Para as crianças as lentes devem possuir boa qualidade óptica, que deve ser verificada observando o aspecto global das lentes como simetria, matéria-prima e cor das lentes. Recomenda-se o uso de lentes ditas inquebráveis para as crianças por elas serem mais agitadas.

A proteção com óculos de sol é recomendada em dias de maior índice de raios UV, nos períodos do dia em que a radiação é maior, das 10h às 15h.

Em casos de dúvida sobre qual lente utilizar ou se houver alguma ocorrência com a visão da criança procure o seu oftalmologista.